Bombeiros Militares de Jaraguá do Sul receberam palestra sobre autoproteção e segurança em desastres

Visando proporcionar segurança e bem-estar ao seu efetivo, o Tenente BM Tiago Domingos convidou o integrante do GVBS GERAR Paulo de Almeida para que ministrasse ao seu efetivo a palestra Comportamentos de Segurança e Aspectos Psicossociais em Equipes de Atendimento a Desastres.

No dia 02/10 (quarta-feira), na sede da Seção de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar de Jaraguá do Sul, os bombeiros dedicaram a tarde a uma troca de conhecimentos e experiências que tendem a despertar a percepção de risco e necessidade de preparação para atuação em cenários atingidos por desastres.

Perceber, gerenciar e reduzir os riscos em uma operação de campo é um dos pontos mais importantes a ser desenvolvido com uma equipe de atendimento. Além disso, apesar de pouco debatida, a influência psicossocial de um desastre nos integrantes de uma equipe em operações deve ser encarada com seriedade e discutida abertamente para que a estabilidade emocional de todos da equipe seja preservada antes, durante e depois das intervenções.

A palestra estendeu-se também para a autoproteção e segurança familiar em desastres. Com base no livro Guia de Autoproteção para Desastres e Situações de Anormalidade (2015, Design), Paulo de Almeida abordou a importância da preparação para desastres com a intenção de reduzir os seus impactos, demostrando a importância de cada família ter para si uma responsabilidade maior por sua própria segurança, elaborando um plano de emergência familiar e criando meios que dispensem o assistencialismo por, no mínimo, 72 horas após o impacto do desastre.

O GVBS GERA parabeniza o comandante Tenente Tiago Domingos pela iniciativa de levar conhecimento ao seu efetivo e pela visível preocupação com o bem-estar de todos.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Security Code: