GERAR realiza treinamento no BV de Guaramirim

Neste último domingo, 07/04, integrantes do GVBS GERAR ministraram um treinamento de busca e salvamento em deslizamentos aos bombeiros voluntários de Guaramirim.

A convite do Comandante Maicon Ewald, foi designada uma equipe de instrutores do GERAR que repassou aos bombeiros técnicas para atuar em operações de busca e salvamento em desastres decorrentes de movimentação de massa. O treinamento contou uma parte teórica na qual, em sala de aula, os bombeiros presentes tiveram acesso aos procedimentos adotados, com base em normas internacionais e na vivência prática, pelo grupo. No período da tarde as atividades foram inteiramente práticas para que o conhecimento pudesse ser aplicado em campo em condições similares as encontradas em situaçõres reais.

Foram aplicadas técnicas de reconhecimento de locais suscetíveis a deslizamento, segurança para acesso e intervenção em áreas atingidas, transposição de áreas afetadas por deslizamentos e corridas de massa e também técnicas de escavação e desmanche para resgate e recuperação.

Treinamentos como este são de extrema importância para as equipes de atendimento, especialmente pelo fato de estarmos em uma região sujeita a ocorrências desta natureza. Os deslizamentos são fenômenos naturais que envolvem o deslocamento de grande quantidade de material (terra) e quando esse deslocamento ocorre em locais habitados pode gerar um grande desastre, resultando, muitas vezes, em vítimas fatais.

Além de toda técnica e equipamentos necessários, é importante que haja uma grande integração entre as agências para que o desempenho das atividades sejam eficazes. Por este motivo, vemos como excelente a iniciativa do comandante dos bombeiros voluntários de Guaramirim ao aproximar as equipes para a realização deste trabalho conjunto.

 

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Security Code: