GVBS GERAR participa de simulado promovido pela PMSC/Defesa Civil

Nos dias 22 e 23 de maio de 2015 em Jaraguá do Sul/SC aconteceu um simulado de atendimento a desastres promovido pelo Batalhão de ajuda Humanitária da Polícia Militar de Santa Catarina, comandado pelo Tenente Coronel Adilson Schlickmann Sperfeld. O objetivo do simulado foi treinar o efetivo da polícia militar juntamente com os cadetes (oficiais em formação) da academia e envolveu o 14º Batalhão de Polícia Militar, Secretaria de Defesa Civil de Jaraguá do Sul, Comando da Polícia Militar Especializada (Cavalaria, Polícia Ambiental, CPT), Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina, Batalhão de Aviação da Polícia Militar de Santa Catarina e os grupos voluntários GRM e GERAR.

O GERAR e o GRM participam ativamente dos simulados organizados pelo Tenente Coronel Adilson Sperfeld no município de Joinville há alguns anos e por este motivo foram convidados, tanto a participar como a instruir em algumas oficinas. Uma oficina tratando sobre autoproteção foi conduzida pelo integrante do GERAR Paulo de Almeida e um grupo de 10 integrantes participaram em campo das atividades juntamente com o efetivo.

Foram realizadas várias oficinas, por onde as diversas equipes passaram durante o período do simulado, realizando exercícios que se aproximam da realidade de um desastre. Foram simulados vários pontos de ocorrência espalhados pela cidade sendo comandados pelo Posto de Comando estabelecido no 14º Batalhão de Polícia Militar. Entre as oficinas estavam: Transposição de águas rápidas, deslizamentos, comunicação, SCO, comportamentos de autoproteção em desastres, progressão em matas, embarque e desembarque etc.

A realização de simulados deste tipo são de suma importância, não apenas pelo conhecimento adquirido e pela oportunidade de aplicar na prática, mas muito mais por promover a integração entre as diversas equipes envolvidas em situações de desastre.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Security Code: