GVBS GERAR realiza treinameto de busca e salvamento em ambientes naturais

Para o aprimoramento das técnicas e a promoção do entrosamento entre os integrantes o GERAR realiza treinamentos periódicos e abordando temas que são importantes para a execução da atividade.

No dia 30 de maio de 2015 foi realizado o treinamento do módulo 11, o qual trata do tema ‘Busca e Salvamento em Ambientes Naturais’ e o estudo deste módulo envolve vários outros dado a sua amplitude operacional. Durante o treinamento os integrantes puderam exercitar temas como Sistema de Comando em Operações, Liderança em Situações de Crise, Operações com Auxílio de Aeronaves, Orientação com GPS, Bússola e Carta Topográfica, Atendimento pré-Hospitalar e técnicas verticais.

O treinamento aconteceu no bairro Três Rios do Norte e contou com a presença e apoio do helicóptero Águia 01 da 2ª Cia do Batalhão de Aviação da Polícia Militar de SC sob o comando do Major Alessandro Machado e também da Defesa Civil de Jaraguá do Sul, na pessoa do excelente profissional Kristian Robson Iachinski.

No transcorrer do treinamento houve acionamento real pelo COPOM e pelo BAPM e o grupo deslocou com o auxílio de viaturas do 14º Batalhão de PM até a divisa entre Schroeder e Joinville, na localidade conhecida como Duas Mamas, para prestar apoio as equipes de bombeiros voluntários de Joinville e Schroeder no resgate de um piloto de quadriciclo que sofreu acidente em uma área de difícil acesso.

Curiosamente o tipo de operação desencadeada pelo acionamento real estava diretamente ligado aos assuntos abordados e estudos durante o dia no treinamento. E é exatamente pra isso que nos preparamos, para estarmos sempre prontos e capacitados para atender os chamados onde quer sejamos solicitados.

Agradecemos ao BAPM, Defesa Civil de Jaraguá do Sul, Bombeiros Voluntários de Schroeder, Bombeiros Voluntários de Joinville e ao 14º Batalhão de PM pela parceriano decorrer do curso e da ocorrência.

Agradecemos especialmente ao Sr. Jackes da empresa Jartex Indústria Têxtil por permitir que o treinamento fosse realizado em sua área particular.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Security Code: