Grupo Voluntário de Busca e Salvamento GERAR é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 18 de agosto de 2009, tendo como principal objetivo o auxílio direto aos órgãos de segurança pública e defesa civil, quando solicitado.

Formado essencialmente por bombeiros, policiais militares, profissionais da saúde e resgatistas, tem como objetivo geral dar segurança a comunidade na ocorrência de situações anormais e que envolvam riscos.

CNPJ 12.792.275/0001-94

Estatuto social registrado em 26/10/2010 – Registro 5234 Livro A35 Folha 137   Tabelionato Margot Adelia Grubba Lehmann (Conheça nosso estatuto clicando aqui)

Reconhecimento como utilidade pública através da Lei Municipal 5888/2011

Em função do objetivo geral, há objetivos específicos e bem dirigidos que norteiam as ações do grupo:

– Resgatar vidas humanas em situações de risco iminente;

– Realizar busca e salvamento em locais de difícil acesso;

– Auxiliar diretamente em catástrofes naturais ou de origem humana;

– Orientar membros de outras equipes de salvamento;

– Realizar trabalhos de prevenção e orientação junto à comunidade;

– Realizar trabalhos de fiscalização e monitoramento em locais mais propensos ao risco de ocorrências.

Para atingir os objetivos do projeto:

– O grupo é composto atualmente por 15 integrantes com conhecimento em resgate, atendimento pré-hospitalar e demais habilidades inerentes a atividade;

– É constantemente treinado e colocado em situações simuladas ao risco real para estar preparado quando necessário;

– São desenvolvidos programas de prevenção de acidentes e meios de orientação a comunidade, levando informação para as instituições de ensino como faculdades e escolas, bem como à classe empresarial;

– Realiza a busca de auxilio financeiro e patrocínio para a realização de treinamentos e aquisição de equipamentos necessários para as práticas de resgate;

– São desenvolvidos trabalhos de fiscalização (em áreas particulares) e monitoramento da prática de determinados esportes, visando a segurança de seus praticantes.

Razão de existir do GVBS GERAR

O Grupo Voluntário de Busca e Salvamento GERAR existe movido pela imensa força de vontade de seus integrantes em manter treinamentos constantes que os qualifiquem para atuar em operações de resgate no auxílio direto ou indireto aos órgãos de defesa civil e de segurança pública. Com personalidade jurídica e registrado junto a Defesa Civil como NUDEC (Núcleo de Defesa Civil), o grupo mantém-se a disposição deste órgão tanto para operações reais de resgate como para efetuar treinamentos para membros da defesa civil e para membros de outros Núcleos de Defesa Civil.

Os membros do grupo estão capacitados para atendimentos pré-hospitalares, resgate em estruturas colapsadas, busca e resgate terrestre em locais de difícil acesso, busca e resgate com cães, resgate em alturas e em demais situações que envolvam conhecimento técnico e muita força de vontade.

Entre os membros do grupo estão profissionais de diversas áreas, como bombeiros e policiais, praticantes de esportes de montanha, técnicos de enfermagem, muitos com cursos realizados em diversos países.

O GERAR não pretende, em nenhum momento, sobrepor ou substituir qualquer que seja o órgão defesa civil ou segurança pública, reconhecendo e entendendo que em momentos de crise nenhum órgão ou entidade é auto-suficiente. Assim, existe para auxiliar e somente mediante solicitação. O GERAR, bem como seus membros, acredita firmemente que é grande a importância de somar forças e agir de forma organizada e harmonizada em situações de desastres, calamidades públicas e outros eventos adversos que possam comprometer vidas humanas, seja em missões regionais, estaduais, nacionais ou internacionais.

Ainda dentro de seus propósitos, o GERAR tem como objetivo realizar palestras de conscientização relacionadas a prática segura de esportes de aventura com a finalidade de evitar acidentes e possíveis perdas humanas. Participando de eventos sociais e estando próximo da comunidade, o grupo espera atingir seus objetivos de somar forças e ser um instrumento público de auxílio social, resposta e socorro, estando pronto e apto quando solicitado.

Assim como qualquer outro trabalho voluntário realizado, o GERAR necessita de auxílio financeiro para manter-se. Seus membros realizam cursos e outras atividades inerentes de forma totalmente voluntária na intenção de arrecadar recursos para que seja possível a compra de equipamentos que possibilitem tanto o treinamento quanto a resposta a situações de emergência.

O GERAR, embora registrado como NUDEC, não tem nenhum tipo de vínculo político com entidades governamentais e não recebe nenhum tipo de auxílio direto. Salvo projetos que podem ser apresentados como associação com personalidade jurídica que é.

Caso tenha interesse em auxiliar o GERAR a dar continuidade ao seu trabalho, entre em contato e saiba como.